Proposição 1: Audição atenta
Materiais: DVD Show Brincadeiras musicais. Palavra Cantada. Faixa 9: pipoca.
Materiais: DVD Show Brincadeiras musicais. Palavra Cantada. Faixa 9: pipoca.
· Tempo
previsto: 1 aula 50 minutos.
Proposição
1: Audição atenta
Materiais:
DVD Show Brincadeiras musicais. Palavra Cantada. Faixa 9: pipoca.
·
Dispor os alunos em roda, conversar com os
mesmos sobre a apreciação que farão da música tendo como foco os sons. Apresentar a música/ clipe “PIPOCA” palavra
cantada, nesse momento somente fazer a audição atenta, sem mostrar o clipe.
Realizar os seguintes questionamentos: o que foi utilizado para fazer a música?
Instrumentos? Eram instrumentos convencionais? E outros questionamentos que
achar pertinentes.
·
Após os levantamentos apresentar o clipe
PIPOCA do grupo palavra cantada. Nesse momento os alunos vão observar o corpo
sendo utilizado como instrumento. Podemos levantar os seguintes questionamentos
em relação aos sons e ao
corpo como instrumento: tem outra coisa que você não havia percebido O corpo pode produzir sons?o corpo foi utilizado? Você já realizou sons com o seu corpo?
corpo como instrumento: tem outra coisa que você não havia percebido O corpo pode produzir sons?o corpo foi utilizado? Você já realizou sons com o seu corpo?
OBSERVAÇÃO: Professor as perguntas são
apenas sugestões,considere na aplicação outros questionamentos que achar pertinente.
Materiais: folha sulfite.
· Propor aos alunos jogos, rítmico-corporais (PIPOCA);
· Inicie a aula propondo um movimento corporal sonoro para cada. Exemplo: 1: bater palma, 2: estalar os dedos, 3:
· Nessa aula os alunos devem ser estimulados a criar seus próprios jogos;
· Ao final da aula, os alunos devem registrar suas experiências da aula, para o caderno de grudados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário