quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Situação aprendizagem: Corpo Sonoro


Proposição 1: Audição atenta
Materiais: DVD Show Brincadeiras musicais. Palavra Cantada. Faixa 9: pipoca.
·         Tempo previsto: 1 aula 50 minutos. 
        Proposição 1: Audição atenta
        Materiais: DVD Show Brincadeiras musicais. Palavra Cantada. Faixa 9: pipoca.
·         Dispor os alunos em roda, conversar com os mesmos sobre a apreciação que farão da música tendo como foco os sons.   Apresentar a música/ clipe “PIPOCA” palavra cantada, nesse momento somente fazer a audição atenta, sem mostrar o clipe. Realizar os seguintes questionamentos: o que foi utilizado para fazer a música? Instrumentos? Eram instrumentos convencionais? E outros questionamentos que achar pertinentes.

·         Após os levantamentos apresentar o clipe PIPOCA do grupo palavra cantada. Nesse momento os alunos vão observar o corpo sendo utilizado como instrumento. Podemos levantar os seguintes questionamentos em relação aos sons e ao
     corpo como instrumento: tem outra coisa que você não havia percebido O corpo pode produzir sons?o corpo foi utilizado? Você já realizou sons com o seu corpo?

      OBSERVAÇÃO: Professor as perguntas são apenas sugestões,considere na aplicação outros questionamentos que achar pertinente.



























Proposição 2: O corpo como fonte sonora
Materiais: folha sulfite.
·         Propor aos alunos jogos, rítmico-corporais (PIPOCA);
·         Inicie a aula propondo um movimento corporal sonoro para cada. Exemplo: 1: bater palma, 2: estalar os dedos, 3:
·         Nessa aula os alunos devem ser estimulados a criar seus próprios jogos;
·         Ao final da aula, os alunos devem registrar suas experiências da aula, para o caderno de grudados.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário