Tempo
previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Proposição 1: Criando partituras gráficas
Materiais:
lápis de cor, papel sulfite, caneta hidrocor, massa de modelar.
·
Escutar novamente a música PIPOCA e
questionar os alunos sobre o registro visual da música, com perguntas como:
como o músico consegue tocar duas vezes a mesma música, será que ele anota em algum
lugar, etc;
·
Depois das discussões apresentar aos alunos
uma partitura (Foi apresentado a partitura da música atirei o pau no gato - o ideal
seria da música pipoca), conversar sobre
o registro musical;
·
Em seguida entregar a cada aluno a letra da
música para escolhermos algumas palavras (com uma silaba, duas e três )
·
Para cada palavra existirá uma grafia / simbolo;
·
Em duplas os alunos irão receber cartelas e
palitos de sorvete, para realizar uma leitura de partitura;
·
Em seguida cada som/palavra deverá ser realizado
com massa de modelar, e apresentado ao colega e vice-versa.
Proposição 2: Partituras para o corpo
Em duplas os alunos serão
estimulados a criar pequenas partituras gráficas e interpretá-las. Depois de apresentarem as composições feitas os alunos irão trocar as partituras para
outras duplas interpretarem. No final da proposição os alunos devem registrar
as experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário