quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Situação de aprendizagem: Escrevendo sons



Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos.
Proposição 1: Criando partituras gráficas
Materiais: lápis de cor, papel sulfite, caneta hidrocor, massa de modelar.
·         Escutar novamente a música PIPOCA e questionar os alunos sobre o registro visual da música, com perguntas como: como o músico consegue tocar duas vezes a mesma música, será que ele anota em algum lugar, etc;
·         Depois das discussões apresentar aos alunos uma partitura (Foi apresentado a partitura da música atirei o pau no gato - o ideal seria da música pipoca),  conversar sobre o registro musical;
·         Em seguida entregar a cada aluno a letra da música para escolhermos algumas palavras (com uma silaba, duas  e três )
·         Para cada palavra existirá uma grafia / simbolo;
·         Em duplas os alunos irão receber cartelas e palitos de sorvete, para realizar uma leitura de partitura;
·         Em seguida cada som/palavra deverá ser realizado com massa de modelar, e apresentado ao colega e vice-versa.







 

                                                                              






     

























Proposição 2: Partituras para o corpo
Em duplas os alunos serão estimulados a criar pequenas partituras gráficas e interpretá-las. Depois de apresentarem as composições feitas os alunos irão trocar as partituras para outras duplas interpretarem. No final da proposição os alunos devem registrar as experiências.








Nenhum comentário:

Postar um comentário