quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Corpo sonoro - Escrevendo sons

Esse blog, vem apresentar situações de aprendizagem realizadas na Escola Estadual Prof. Nelson Ferreira da Silva, localizada na zona sul da cidade de São José dos Campos. A ideia é trabalhar com as expectativas de aprendizagem proposta pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para os anos iniciais. Trabalhando com a linguagem da Música, as atividades foram aplicadas com os alunos do 4º ano C RI.


Diretoria de Ensino de São José dos Campos
PCOP: Andreia Carla Lobo
Professora de Arte: Alessandra Oliveira Augusto da Costa
E.E. “Prof. Nelson Ferreira da Silva”
Situação aplicada com os alunos do 4º ano C RI
Linguagem: Música
Situações de aprendizagens: Corpos sonoros; Escrevendo sons


Justificativa:
“Somente através da audição seremos capazes de solucionar o problema da poluição sonora. Clariaudiência nas escolas para eliminar a audiometria nas fábricas. Limpeza de ouvidos em vez de entorpecimento de ouvidos. Basicamente, podemos ser capazes de projetar a paisagem sonora para melhorá-la estaticamente -  o que deve interessar a todos os professores contemporâneos.” (M. SCHAFER, 1991, p.13)

Tendo como foco o desenvolvimento das competências de leitura e da escrita, a arte nos anos iniciais possibilita as crianças o acesso à leitura e produção de textos não verbais. Atividade cotidiana do ser humano, os sons invadem o ambiente e nosso cérebro seleciona o que queremos ouvir. A educação musical tem papel importante na abertura de possibilidades de diferentes escutas e compreensão das multiplicidades de organizações sonoras.

Expectativas de aprendizagem:
  • Praticar atividades que envolvam o corpo como produtor de sons e movimentos;
  • Registrar, à sua própria maneira elementos da linguagem musical.


Competências e habilidades cognitivas:
  • Perceber o corpo como fonte sonora;
  • Imitar e/ou criar sons com o próprio corpo;
  • Reconhecer o registro visual da música como uma possível escrita dos sons.


Conteúdos
  •  Partituras;
  •  Células rítmicas;


Condições:
  • Motivar e estimular de forma lúdica e libertária o registro sonoro da música;  
  •  Propiciar atividades de movimento e música, experimentando diversas possibilidades musicais do próprio corpo.




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